Curso de criatividade?



Durante muito tempo prevaleceu a noção de que criatividade é um dom possuído por poucos. Ou você nascia criativo ou o seu problema de "falta" de ideias não tinha solução.

Pesquisas na área contribuíram para a queda de tal estigma e a conclusão de que a criatividade é uma ferramenta a que todos tem acesso e cabível de desenvolvimento para se atingir melhores níveis.

A necessidade do mercado por inovação fez nascer uma nova categoria de cursos: aqueles que se propõem a desenvolver as habilidades adormecidas dentro do nosso cérebro.

A fórmula de criatividade que este post irá propor é um tanto quanto tentadora: viajar para Argentina e se matricular no curso "Desenvolvimento do pensamento criativo" oferecido pela Creativa Buenos Aires. Que tal?

O curso é bimestral e tem por objetivo estimular o pensamento criativo e criar um clima que facilite o surgimento de ideias originais e úteis, além de flexibilizar o pensamento e eliminar possíveis bloqueios e limitações.

Interessante, né? E realmente muito útil se for eficaz em sua proposta, principalmente para nós publicitários que vivemos na busca incessante pelo insight perfeito.

Xis


Minha companheira blogueira descobriu a Escola Panamericana e divulgou em um post recente o curso de Visual Merchandising. Talvez por força do destino ou mera coincidência caí na página da mesma escola e descobri o curso de formação em Fotografia.

Nos últimos tempos tenho percebido o crescente interesse dos estudantes de comunicação pela área. Pelo menos na minha universidade é assim. Volta e meia esbarro com um colega de curso com uma máquina na mão, tentando desvendar o mistério que é fotografar e produzir arte.

A área é realmente atrativa, é uma opção de carreira para nós comunicólogos, mas exige capacitação. O curso oferecido pela Panamericana tem duração de 2 anos e tem como objetivo oferecer os mecanismos teóricos e práticos, mas principalmente incentivar o aluno a desenvolver suas próprias ideias de criação de imagem para transformar suas fotos em algo além do que a simples reprodução da realidade.

http://www.escola-panamericana.com.br/cursos/cursos_detalhe.php?curso=41

A pedidos

Não pude resistir aos pedidos insistentes de meus companheiros de classe. Eu sei, eu sei... já estava mesmo passando da hora de fazermos uma ilustre referência ao jornalismo. Afinal, este blog é ou não é sobre c o m u n i c a ç ã o?


Vamos lá, que tal começarmos a ingressar na área com o pé direito? O escolhido da vez é o curso de especialização da Universidade Lusíada de Lisboa, denominado Jornalismo de Turismo e Viagens.
Com 129 horas de aula, o curso aborda diversas temáticas interessantes, como: jornalismo ambiental, produção e gestão de conteúdos de turismo e lazer, o reporter freelancer, dentre outras.


As complicações de fazer um curso de especialização em portugal parecem ser mínimas. Claro que quando o assunto é burocracia, sabemos que dependendo da situação este pode ter um desdobramento infindável, mas não parece ser o caso. O pré-requisito para ingressar nas aulas é basicamente o diploma de jornalismo (quem diria que ele ainda fosse servir para alguma coisa!).

Aconselho aos interessados em cursar algo no exterior que entrem no site da Universidade Lusíada, tem muita coisa bacana por lá, desde cursos pré-universitários até especializações poderosas como o doutorado. Fica tudo muito bem organizado e, ainda, escrito em português. Nada mau, né?!

Comerçar pelo básico

Até a presente data, já demos dicas de diversos cursos em várias cidades do Brasil e do mundo. Vasculhando as postagens do nosso blog, percebi que privilegiamos o "diferente" em detrimento do básico. Quando falo em básico quero dizer aquilo que é consenso entre a maioria dos estudantes que já terminaram a graduação: sair em busca de um mestrado.

Pesquisei pela web e encontrei um curso de mestrado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, que me pareceu interessante, e melhor ainda, é bem conceituado.




O programa de pós-graduação stricto sensu é fundamentalmente direcionado à pesquisa e à formação acadêmica, com o objetivo principal de produzir conhecimento e formar pesquisadores. A pessoa que optar por esse caminho deve estar ciente que a dedicação aos estudos é essencial.


O curso oferecido pela universidade paulista segue duas linhas de pesquisa: Análises em imagem e som e Mediação, tecnologia e processos sociais. A má notícia é que as inscrições para o Processo Seletivo 2010/1 já foram encerradas. O estudante interessado pode optar por outra instituição ou aguardar o início da próxima seleção.

O importante é saber que a Academia também é uma opção de formação profissional com ampla aceitação no mercado e que às vezes deixamos de lado. Por quê não permanecer na universidade, estudando e desenvolvendo novas formas de pensar em comunicação? É uma reflexão que eu proponho à vocês.

Indo um pouco além

Ingressando aos poucos (ainda pisando em ovos) no mercado, tenho percebido uma necessidade latente por planejamentos e ações estrategicamente integrados. Muito se fala em publicidade, comunicação organizacional, marketing. Mas será que temos dada a devida atenção ao merchadising?


Chamou-me a atenção um curso oferecido pela Escola Panamericana em São Paulo. Com duração de um ano - cinco horas semanais divididas em dois dias da semana -o curso oferece uma grade de conteúdo diferente, que logo de cara me interessou. Eles se propõem a desenvolver uma análise da psicologia do consumo, seguida de um estudo focado na estratégia para a intensificação das vendas. Para isso, entre outras coisas, trabalham todo o visual, o display e as vitrines do varejo.



Com a competitividade louca dos dias de hoje, e o aparecimento repentino de novas mídias e canais de venda, nenhum detalhe pode ser esquecido ou deixado de lado.
Já dizia um professor meu, "se fidelizar um cliente já é difícil, imagine agora conquista um novo?".
É nessa lógica que a gente vive... então, (fazer o que?!) estejamos preparados pera enfrentá-la. Merchandisg neles!
http://www.escola-panamericana.com.br/

Proibido para não publicitários

Este blog estava sendo invadido, sem deliberação alguma, pelas diversas áreas da comunicação. Mas eu decidi botar ordem na casa; por ora, chega de cinema, fotografia ou bagunças alheias em mesa de bar. Chegou a hora de falar de coisa séria, chegou, finalmente, o momento da publicidade.

Ironias à parte, o tema em questão é cheio de ambiguidades, trocadilhos, humor e trabalho árduo. A redação é uma das especialidades mais importantes da publicidade. Os redatores já garantiram seu lugar cativo em qualquer agência, porém, ainda assim, a demanda por bons profissionais não cessa.

Mas ai está a dúvida que não para de martelar: o que fazer para se tornar um deles?

A solução que já existia em Miami, Nova Iorque, Chicago, São Francisco, Londres, Amsterdã, Mineápolis, Budapeste, Praga, Madrid e Hamburgo agora chega também ao Brasil.

É a Miami AD School, que em parceria com a ESPM, oferece seus tradicionais cursos para publicitários e designers, com certificados internacionalmente reconhecidos, em São Paulo.

De cara já estou encantada, e confesso que esta me parece ser a oportunidade perfeita para quem quer adquirir a perspicácia de ter sacadas brilhantes e a capacidade invejável de vender brincando com as palavras.



Para os poderosos chefões da instituição, dois anos são mais do que suficientes para transformar capacidade em escrever e capacidade em ter idéias em: criação publicitária.

O curso diz gabaritar seus alunos a fazer muito mais do que anúncios de jornal ou frases para outdoor, ele desenvolve a capacidade de se ter idéias e ainda transcrevê-las para qualquer que seja o formato exigido.

Admito que o valor de tal milagre, ainda que cobrado em real, é salgado como o dólar. Mas, pode valer muito a pena, se de fato der a você o dom de escrever minúsculas frases que digam mais que mil imagens!



Ai está link para quem quiser saber mais sobre a Miami AD e os cursos oferecidos por ela. Vale muito à pena dar uma conferida!

http://www.masespm.com.br/


Escola em mesa de bar

Ilustradores, esta é para vocês! (dedicado aos queridos Léo e Laíssa)
Já pensou reunir em uma mesa de bar, uma galera que pensa como você, que gosta de conversar sobre os mesmos assuntos e, ainda, que não deixa o lápis em paz nem um segundo?
Em São Paulo essa loucura já virou rotina. Hoje, com mais de 70 participantes, o Bistecão Ilustrado reúne toda última sexta-feira do mês, ilustradores de todas as idades e estilos, e coloca ídolos e fãs numa mesma mesa para rabiscarem o mesmo papel.



A idéia é criar um ambiente descontraído e muito produtivo. No bar "Sujinho" localizado na Consolação, bairro da capital paulista, a galera toda se reúne, come porcaria, toma uma gelada, troca experiências e desenha muito!

A obra de arte final, ainda que com gordura e mancha de copo, é transformada num livro que, aos poucos, vai contando a história do grupo.

Como se não bastasse tamanha diversão, o ilustrador que comparece ao local ainda pode sair com um brinde. É isso mesmo! Em todos encontros rolam sorteios de "tábuas de carne ilustradas" e muitas outras obras da galera.



Confesso que depois de ter ficado sabendo dessa miscelândia toda fiquei até motivada a me tornar uma adépta da ilustração! ah se talento nascesse em mesa de bar....




Tudo ao mesmo tempo


Não poderia ser diferente. Em Vitória, programações bacanas sempre caem na mesma data, seja de qual área for. Por isso, em seguida à postagem relativa ao Vitória Cine Vídeo, trago um convite para outro evento muito interessante que acontecerá em Vitória, também nesta semana: o II Fórum de Mídias Livres.
Segue abaixo um trecho, diretamente do site do evento, que não poderia ser mais elucidativo ao abordar do que se trata o encontro.

"O evento ocorre no hiato entre o período das conferências estaduais e a nacional de comunicação. E terá a participação de ativistas, artistas, intelectuais, profissionais de comunicação, gestores públicos, empreendedores, estudantes, que debaterão uma agenda comum para os realizadores de mídia independente no país.
O FML contará com desconferências temáticas, mesas de debate (propostas pelos convidados através da internet), oficinas de produção de mídia (propostas pelos próprios convidados através da internet), transmissão ao vivo de palestras e oficinas pela internet, encontro nacional dos pontos de mídia (ligados ao Ministério da Cultura), encontro nacional de blogs políticos, colóquios de mídias sociais nas organizações e movimentos, lançamentos de livros, revistas e sites."

Mais informações e a programação do II Fórum de Mídia Livre você encontra em http://www.forumdemidialivre.org/.

Sugiro aos comunicólogos que organizem bem a agenda para terem tempo de aproveitar os dois eventos, pois com certeza serão de grande proveito para nós da área.


Imperdível


A 16ª edição do Vitória Cine Vídeo começa esta semana, e vem cheia de novidades. Com uma mega estrutura levantada na Praça do Papa, o festival ganha, finalmente, espaço correspondente à sua representatividade e importância no cenário artístico capixaba.
A programação é extensa, recheada de palestras e oficinas interessantíssimas (ilustração, roteiro de cinema, direção de atores...) e, devo dizer, imperdíveis. As atividades promovidas são todas gratuitas e ministradas pelos mais reconhecidos profissionais. Ou seja, é para não inventar qualquer desculpa!
Pois então, capixabas, não percam o Vitória Cine Vídeo deste ano. Para mais informações e programação completa, acesse http://www.vitoriacinevideo.com.br/.

Melhor cidade para se viver

De acordo com o The Economist, Vancouver é a melhor cidade do mundo para se viver. Mas confesso que a escolha da escola para esta postagem em nada foi influenciada por essa informação.

Vou deixar o mistério de lado para começar a falar da Vancouver Film School.


A escola está localizada em Vacouver, Canadá, e é uma das escolas de filmagem de maior prestígio no mundo. Não é por menos que mais de 50% dos estudantes são de fora do Canadá. Possui uma vasta lista de opções, todas muito atrativas.
O curso escolhido para ser apresentado à vocês, leitores, é o de Film Production (Produção de Filme). É neste momento que entra minha parcialidade na escolha: desde que tive a matéria de produção na faculdade, sinto-me especialmente atraída pela área.
O programa tem duração de 1 ano, e inclui desde a direção até a etapa de pós-produção, privilegiando também a cinematografia, produção, roteiro e design de produção. Já dá para notar que é um programa bem abrangente, e já devo adiantar, rigoroso e exigente, que se concentra em desenvolver as habilidades fundamentais para formar um cineasta independente. A VFS oferece aos interessados a oportunidade de trabalhar nos formados HD e Super 16 Filmes. O mais bacana é que as disciplinas são minitradas integralmente por cineastas profissionais, ou seja, é indiscutivelmente um curso diferenciado e completo.


Vale à pena acessar o site da escola para obter mais detalhes. Lá você encontra informações sobre os cursos, sobre a instituição e até sobre a vida em Vancouver, com dicas de moradia, transporte e até (pasmem!) as variações de temperatura durante as estações do ano. Muito legal e cheio de conteúdo interessante.

Hyper Island



Apesar dos cursos super avançados para os feras da comunicação e da tecnologia não serem nosso foco principal, não resisti. Não fazer uma postagenzinha sequer de uma das maiores escolas de nossa área seria demais!
A Hyper Island é uma daqueles redes que unem muita tecnologia, inovação canalizando tudo para o mundo da comunicação.
O curso Interactive Art Design foi um dos que me chamou muita atenção. Reúne todo de que o mercado precisa atualmente. Muita criatividade, interatividade, tecnologia e design. Pena não ser para qualquer um!
O curso é bastante intenso, dura um ano e exige do aluno um pré requisito mínimo de dois anos de experiência de trabalho na área.
Mas tudo bem... um dia a gente chega lá!
Por enquanto podemos ficar de olho em outras oportunidades oferecidas pela escola. Para quem se interessar, aí está o link do catálogo virtual do Instituto http://www.hyperisland.se/images/text/975/Hyper_Island_2009.pdf


Chegou a vez da Austrália



Quem nunca se imaginou passando uns meses na Austrália, conhecendo pessoas de todo mundo e curtindo a atmosfera praiana do local?
Agora pode ser um excelente momento para pensar ainda mais nessa possibilidade. Com cursos de aproximadamente 4 meses com carga horária de 3 a 4 horas semanais, a Australian Academy of Design é uma excelente pedida para profissionais, intermediários e iniciantes que querem se aperfeiçoar na área da comunicação, e ainda ficar com um bom tempo livre para conhecer o país de "cabo a rabo".



Os cursos oferecidos são de publicidade, fashion design, design gráfico, photo media e artes visuais. Somente os de nível intermediário e avançado exigem algum tipo de pré requisto, então, pessoal que está começando agora, fiquem despreocupados.
Outra notícia boa é o preço! Pelas 15 semanas de aula, os cursos têm um preço de 1130 dólares. Nada mal, certo?!


New York, New York



Ao me deparar com preços promocionais de passagens para Nova Iorque, e acompanhar diariamente nos noticiários a queda do dólar, pensei que este era o momento certo para sugerir um curso na Big Apple. A cidade por si só já é atrativa, lugar de diversidade, cultura, conhecimento. Parti, então, para o primeiro passo: encontrar uma escola conceituada, que atendesse a proposta do nosso blog. Confesso que as opções foram muitas, mas logo de cara me apaixonei pela School of Visual Arts, localizada na ilha de Manhattan mesmo.


A escola é super moderna, recebe estudandes do mundo inteiro, e possui até aulas ministradas em espanhol nas mais diferentes áreas, como Publicidade, Arte Digital, Design Gráfico, para citar alguns. São várias as opções de curso, e assim como o post anterior, fica difícil escolher o mais interessante.
O escolhido da vez foi o MPS Branding, master de 1 ano de duração, focado no estudo da relação entre design e estratégia, e o poder do "pensar design" como uma forma de combinar habilidades criativas no processo de resolução de problemas e construção do "branding". É um programa que visa preparar os estudantes para as novas oportunidades oferecidas pelo mercado, de maneira que eles possam contribuir com projetos inovadores, bem sucedidos e em moldes sustentáveis para o mundo do design, marketing, de negócios e da publicidade.
Se interessou? Acesse o site da School of Visual Arts e entre na atmosfera nova iorquina! Lá você encontra mais informações, fotos, outros cursos, enfim, tudo que precisa saber para ficar morrendo de vontade de ir amanhã para NY.

Para todos os gostos



Há pouco tempo fui apresentada (virtualmente) a Universidade de Cuimbra e, de cara, decidi que este seria mais um tópico de postagem do nosso blog. As informações sobre a entidade eram vastas, estava tudo na rede e ainda em inglês. Mas não subestimem, ainda assim a dificuldade para fazer este post foi grande... sobre qual curso em específico iria eu comentar?
A variedade de ensino oferecida pela universidade é grande, ou melhor, ENORME. Inclui tanto cursos temporários, quanto de graduação ou de pós nas mais diversas áreas.
A Universidade foi, de fato, fundada em 2007, a partir da combinação do ST Martin´s College, Cumbria Institute of Arts e a Cumbrian, campus da University of Central Cancashires, ou seja muita coisa em um lugar só! São ao todo 5 cidades do Reino Unido contempladas pela Universidade, sendo uma delas a importante capital da realeza, Londres.
A diversidade dos programas oferecidos é tamanha que a melhor forma encontrada pelo instituto para organizar suas informações na web foi dispondo todos os cursos em ordem alfabética. E podem acreditar, a lista vai de A a Z. Se você é daqueles que só acredita vendo, então pode conferir! www.cumbria.ac.uk/homeaspx
A responsabilidade agora é toda sua. Boa sorte na escolha entre marketing, design e tecnologia, comportamento, mídia digital, produção de vídeo,...

O final do ano se aproxima...


Ja estamos em meados de outubro e este parece ser um excelente momento para começar a planejar as férias. Nessa hora fica a dúvida, o que fazer para aproveitar melhor o tempo livre?
A gente te da uma ajudinha... aproveitar o tempo livre para conhecer diferentes pessoas, novos lugares e se especializar em certos assunto, parece uma ótima opção, não?!
As escolas de comunicação estão a mil por hora oferecendo cursos e atividades para a época de final de ano. Nossa sugestão é a já consagrada ESPM, tradicional e inovadora a faculdade oferce diversos cursos reconhecidos e aprovados pelos profissionais e pelo próprio mercado da comunicação.
Você pode escolher o que mais se adequa ao seu interesse e as suas necessidades, confesso que a variedade é enorme... Entao, se prepare para pensar e ficar muito na dúvida antes de ter uma escolha final.


A ESPM passui filiais nas principais cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Agora, escolha o melhor curso, o seu destino e boas férias!

Foco é tudo!




Agora em outubro rola um curso super bacana para os profissionais da área ou aspirantes a publicitários.
A escola GAP RJ oferece frequentemente diversas atividades como palestras, workshops e seminários que dão um empurrãozinho (muito bem dado, por sinal) para aqueles que querem se destacar no mercado da comunicação.
O GAP foca sua atuação em duas áreas específicas, o que é legal. O direcionamento e a atenção dado ao planejamento e ao atendimento fazem com que todo o trabalho seja feito de maneira completa e eficaz. Os participantes das atividades costumam sair satisfeitos e, principalmente, motivados a enfrentar os desafios constantes do mercado.
Então, para aqueles que já se decidiram pelo planejamento ou pelo atendimento, ou para quem ainda está perdido nas imensa diversidade de atuação na publicidade, o GAP RJ é uma excelente pedida.

O próximo curso oferecido pela escola é o
Fundamentos para Atender que começa agora no dia 07, e vai até ao dia 28 de novembro. As aulas acontecem no próprio instituto no Rio de Janeiro, aos sábados das 9h às 17:30, totalizando uma carga horária de 21 horas.
O valor total, que inclui coffe break, é de 480 reias e pode ser parcelado em duas vezes ou com desconto à vista.

Que tal passar uma temporada em Barcelona?



Iniciando a série de cursos para os estudantes já graduados, vamos falar um pouco sobre um mestrado oferecido pelo Istituto Europeu de Desing em Barcelona. O curso tem início em outubro deste ano, então é melhor se apressar e conferir as dicas.

Strategic and Creative Direction of Integral Advertising - Direção estratégica e criativa de publicidade integral.


Estudantes de diferentes áreas, como economia, design gráfico, artes plásticas, ciências humanas, audiovisual e jornalismo, podem se matricular no curso. Basta terem um interesse em comum: a publicidade.
O master contempla tanto a teoria quanto a prática. O objetivo é que até o final o aluno esteja apto a desenvolver uma estratégia completa de publicidade. Essa pós graduação é dividida em três módulos, sendo cada um deles focado em um aspecto principal. O primeiro módulo funciona como uma revisão dos conceitos básicos, com o objetivo de homogeneizar o conhecimento. Já o segundo privilegia disciplinas práticas, utilizando estudos de caso para ampliar a bagagem do estudante. E, finalmente, o terceiro módulo consiste em um projeto que aborda todas as disciplinas e técnicas em um plano de publicidade integral. Neste nível, os alunos costumam gerenciar uma agência de publicidade real criada por eles mesmos.
Como a data de início do curso está muito próxima, é provável que não dê mais tempo para se matricular ainda para este ano. Fato que pode ser positivo, pois alguns detalhes, como as aulas serem ministradas em espanhol, demandam um maior planejamento antes de iniciar uma especialização desse nível. Além do preço, que não é dos mais baratos. O custo total é de 9.200 euros, dos quais: 1.500 euros de taxa de inscrição e 7.700 euros de taxa de matrícula.
Aqueles que têm mais de uma cidadania fiquem espertos! O valor dos cursos no Instituto Europeu de Design pode variar dependendo da nacionalidade do aluno (estrangeiro ou europeu). No final das contas, um desconto mensal pode fazer uma grande diferença no seu roteiro de viagem.

Barcelona


Barcelona é uma cidade tipicamente espanhola. Com hábitos noturnos, o movimento das ruas é constante. Favorecidos pelo excelente sistema de transporte que integra metro e ônibus (é possível comprar um único ticket para os dois) os universitários estrangeiros fazem a festa. Existem vários lugares legais para se viver. Os estudantes que procuram um a opção mais barata, a dica é o bairro Poble Nou (vizinho a Vila Olímpica)e para quem busca uma opção mais central e cômoda, nossa sugestão é o bairro Gracía, contemplado por bares, restaurantes e boates.

Entre no clima

Não tem hora certa para sair de casa

Durante a faculdade planejamos viagens e cursos para depois de formados. Todo mundo pensa em morar fora, fica na angústia sem saber qual rumo seguir e decidir um foco para a especialização.
O que pouca gente sabe é que dá para fazer isso ainda na graduação, sem perder tempo ou atrasar a formatura. Ficou curioso?



O programa de mobilidade acadêmica vai de 6 meses a 1 ano, e permite que o aluno dê continuidade aos estudos, cursando as mesmas disciplinas da sua grade curricular em outra Universidade federal do país.
Fique ligado nesse programa, e busque mais informações na pró reitoria de graduação da sua faculdade.
A mobilidade acadêmica é possível tanto para alunos de instituições públicas quanto privadas, e o melhor de tudo... Você escolhe o destino.