Curso de criatividade?



Durante muito tempo prevaleceu a noção de que criatividade é um dom possuído por poucos. Ou você nascia criativo ou o seu problema de "falta" de ideias não tinha solução.

Pesquisas na área contribuíram para a queda de tal estigma e a conclusão de que a criatividade é uma ferramenta a que todos tem acesso e cabível de desenvolvimento para se atingir melhores níveis.

A necessidade do mercado por inovação fez nascer uma nova categoria de cursos: aqueles que se propõem a desenvolver as habilidades adormecidas dentro do nosso cérebro.

A fórmula de criatividade que este post irá propor é um tanto quanto tentadora: viajar para Argentina e se matricular no curso "Desenvolvimento do pensamento criativo" oferecido pela Creativa Buenos Aires. Que tal?

O curso é bimestral e tem por objetivo estimular o pensamento criativo e criar um clima que facilite o surgimento de ideias originais e úteis, além de flexibilizar o pensamento e eliminar possíveis bloqueios e limitações.

Interessante, né? E realmente muito útil se for eficaz em sua proposta, principalmente para nós publicitários que vivemos na busca incessante pelo insight perfeito.

Xis


Minha companheira blogueira descobriu a Escola Panamericana e divulgou em um post recente o curso de Visual Merchandising. Talvez por força do destino ou mera coincidência caí na página da mesma escola e descobri o curso de formação em Fotografia.

Nos últimos tempos tenho percebido o crescente interesse dos estudantes de comunicação pela área. Pelo menos na minha universidade é assim. Volta e meia esbarro com um colega de curso com uma máquina na mão, tentando desvendar o mistério que é fotografar e produzir arte.

A área é realmente atrativa, é uma opção de carreira para nós comunicólogos, mas exige capacitação. O curso oferecido pela Panamericana tem duração de 2 anos e tem como objetivo oferecer os mecanismos teóricos e práticos, mas principalmente incentivar o aluno a desenvolver suas próprias ideias de criação de imagem para transformar suas fotos em algo além do que a simples reprodução da realidade.

http://www.escola-panamericana.com.br/cursos/cursos_detalhe.php?curso=41

A pedidos

Não pude resistir aos pedidos insistentes de meus companheiros de classe. Eu sei, eu sei... já estava mesmo passando da hora de fazermos uma ilustre referência ao jornalismo. Afinal, este blog é ou não é sobre c o m u n i c a ç ã o?


Vamos lá, que tal começarmos a ingressar na área com o pé direito? O escolhido da vez é o curso de especialização da Universidade Lusíada de Lisboa, denominado Jornalismo de Turismo e Viagens.
Com 129 horas de aula, o curso aborda diversas temáticas interessantes, como: jornalismo ambiental, produção e gestão de conteúdos de turismo e lazer, o reporter freelancer, dentre outras.


As complicações de fazer um curso de especialização em portugal parecem ser mínimas. Claro que quando o assunto é burocracia, sabemos que dependendo da situação este pode ter um desdobramento infindável, mas não parece ser o caso. O pré-requisito para ingressar nas aulas é basicamente o diploma de jornalismo (quem diria que ele ainda fosse servir para alguma coisa!).

Aconselho aos interessados em cursar algo no exterior que entrem no site da Universidade Lusíada, tem muita coisa bacana por lá, desde cursos pré-universitários até especializações poderosas como o doutorado. Fica tudo muito bem organizado e, ainda, escrito em português. Nada mau, né?!

Comerçar pelo básico

Até a presente data, já demos dicas de diversos cursos em várias cidades do Brasil e do mundo. Vasculhando as postagens do nosso blog, percebi que privilegiamos o "diferente" em detrimento do básico. Quando falo em básico quero dizer aquilo que é consenso entre a maioria dos estudantes que já terminaram a graduação: sair em busca de um mestrado.

Pesquisei pela web e encontrei um curso de mestrado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, que me pareceu interessante, e melhor ainda, é bem conceituado.




O programa de pós-graduação stricto sensu é fundamentalmente direcionado à pesquisa e à formação acadêmica, com o objetivo principal de produzir conhecimento e formar pesquisadores. A pessoa que optar por esse caminho deve estar ciente que a dedicação aos estudos é essencial.


O curso oferecido pela universidade paulista segue duas linhas de pesquisa: Análises em imagem e som e Mediação, tecnologia e processos sociais. A má notícia é que as inscrições para o Processo Seletivo 2010/1 já foram encerradas. O estudante interessado pode optar por outra instituição ou aguardar o início da próxima seleção.

O importante é saber que a Academia também é uma opção de formação profissional com ampla aceitação no mercado e que às vezes deixamos de lado. Por quê não permanecer na universidade, estudando e desenvolvendo novas formas de pensar em comunicação? É uma reflexão que eu proponho à vocês.

Indo um pouco além

Ingressando aos poucos (ainda pisando em ovos) no mercado, tenho percebido uma necessidade latente por planejamentos e ações estrategicamente integrados. Muito se fala em publicidade, comunicação organizacional, marketing. Mas será que temos dada a devida atenção ao merchadising?


Chamou-me a atenção um curso oferecido pela Escola Panamericana em São Paulo. Com duração de um ano - cinco horas semanais divididas em dois dias da semana -o curso oferece uma grade de conteúdo diferente, que logo de cara me interessou. Eles se propõem a desenvolver uma análise da psicologia do consumo, seguida de um estudo focado na estratégia para a intensificação das vendas. Para isso, entre outras coisas, trabalham todo o visual, o display e as vitrines do varejo.



Com a competitividade louca dos dias de hoje, e o aparecimento repentino de novas mídias e canais de venda, nenhum detalhe pode ser esquecido ou deixado de lado.
Já dizia um professor meu, "se fidelizar um cliente já é difícil, imagine agora conquista um novo?".
É nessa lógica que a gente vive... então, (fazer o que?!) estejamos preparados pera enfrentá-la. Merchandisg neles!
http://www.escola-panamericana.com.br/

Proibido para não publicitários

Este blog estava sendo invadido, sem deliberação alguma, pelas diversas áreas da comunicação. Mas eu decidi botar ordem na casa; por ora, chega de cinema, fotografia ou bagunças alheias em mesa de bar. Chegou a hora de falar de coisa séria, chegou, finalmente, o momento da publicidade.

Ironias à parte, o tema em questão é cheio de ambiguidades, trocadilhos, humor e trabalho árduo. A redação é uma das especialidades mais importantes da publicidade. Os redatores já garantiram seu lugar cativo em qualquer agência, porém, ainda assim, a demanda por bons profissionais não cessa.

Mas ai está a dúvida que não para de martelar: o que fazer para se tornar um deles?

A solução que já existia em Miami, Nova Iorque, Chicago, São Francisco, Londres, Amsterdã, Mineápolis, Budapeste, Praga, Madrid e Hamburgo agora chega também ao Brasil.

É a Miami AD School, que em parceria com a ESPM, oferece seus tradicionais cursos para publicitários e designers, com certificados internacionalmente reconhecidos, em São Paulo.

De cara já estou encantada, e confesso que esta me parece ser a oportunidade perfeita para quem quer adquirir a perspicácia de ter sacadas brilhantes e a capacidade invejável de vender brincando com as palavras.



Para os poderosos chefões da instituição, dois anos são mais do que suficientes para transformar capacidade em escrever e capacidade em ter idéias em: criação publicitária.

O curso diz gabaritar seus alunos a fazer muito mais do que anúncios de jornal ou frases para outdoor, ele desenvolve a capacidade de se ter idéias e ainda transcrevê-las para qualquer que seja o formato exigido.

Admito que o valor de tal milagre, ainda que cobrado em real, é salgado como o dólar. Mas, pode valer muito a pena, se de fato der a você o dom de escrever minúsculas frases que digam mais que mil imagens!



Ai está link para quem quiser saber mais sobre a Miami AD e os cursos oferecidos por ela. Vale muito à pena dar uma conferida!

http://www.masespm.com.br/


Escola em mesa de bar

Ilustradores, esta é para vocês! (dedicado aos queridos Léo e Laíssa)
Já pensou reunir em uma mesa de bar, uma galera que pensa como você, que gosta de conversar sobre os mesmos assuntos e, ainda, que não deixa o lápis em paz nem um segundo?
Em São Paulo essa loucura já virou rotina. Hoje, com mais de 70 participantes, o Bistecão Ilustrado reúne toda última sexta-feira do mês, ilustradores de todas as idades e estilos, e coloca ídolos e fãs numa mesma mesa para rabiscarem o mesmo papel.



A idéia é criar um ambiente descontraído e muito produtivo. No bar "Sujinho" localizado na Consolação, bairro da capital paulista, a galera toda se reúne, come porcaria, toma uma gelada, troca experiências e desenha muito!

A obra de arte final, ainda que com gordura e mancha de copo, é transformada num livro que, aos poucos, vai contando a história do grupo.

Como se não bastasse tamanha diversão, o ilustrador que comparece ao local ainda pode sair com um brinde. É isso mesmo! Em todos encontros rolam sorteios de "tábuas de carne ilustradas" e muitas outras obras da galera.



Confesso que depois de ter ficado sabendo dessa miscelândia toda fiquei até motivada a me tornar uma adépta da ilustração! ah se talento nascesse em mesa de bar....