Tudo ao mesmo tempo


Não poderia ser diferente. Em Vitória, programações bacanas sempre caem na mesma data, seja de qual área for. Por isso, em seguida à postagem relativa ao Vitória Cine Vídeo, trago um convite para outro evento muito interessante que acontecerá em Vitória, também nesta semana: o II Fórum de Mídias Livres.
Segue abaixo um trecho, diretamente do site do evento, que não poderia ser mais elucidativo ao abordar do que se trata o encontro.

"O evento ocorre no hiato entre o período das conferências estaduais e a nacional de comunicação. E terá a participação de ativistas, artistas, intelectuais, profissionais de comunicação, gestores públicos, empreendedores, estudantes, que debaterão uma agenda comum para os realizadores de mídia independente no país.
O FML contará com desconferências temáticas, mesas de debate (propostas pelos convidados através da internet), oficinas de produção de mídia (propostas pelos próprios convidados através da internet), transmissão ao vivo de palestras e oficinas pela internet, encontro nacional dos pontos de mídia (ligados ao Ministério da Cultura), encontro nacional de blogs políticos, colóquios de mídias sociais nas organizações e movimentos, lançamentos de livros, revistas e sites."

Mais informações e a programação do II Fórum de Mídia Livre você encontra em http://www.forumdemidialivre.org/.

Sugiro aos comunicólogos que organizem bem a agenda para terem tempo de aproveitar os dois eventos, pois com certeza serão de grande proveito para nós da área.


Imperdível


A 16ª edição do Vitória Cine Vídeo começa esta semana, e vem cheia de novidades. Com uma mega estrutura levantada na Praça do Papa, o festival ganha, finalmente, espaço correspondente à sua representatividade e importância no cenário artístico capixaba.
A programação é extensa, recheada de palestras e oficinas interessantíssimas (ilustração, roteiro de cinema, direção de atores...) e, devo dizer, imperdíveis. As atividades promovidas são todas gratuitas e ministradas pelos mais reconhecidos profissionais. Ou seja, é para não inventar qualquer desculpa!
Pois então, capixabas, não percam o Vitória Cine Vídeo deste ano. Para mais informações e programação completa, acesse http://www.vitoriacinevideo.com.br/.

Melhor cidade para se viver

De acordo com o The Economist, Vancouver é a melhor cidade do mundo para se viver. Mas confesso que a escolha da escola para esta postagem em nada foi influenciada por essa informação.

Vou deixar o mistério de lado para começar a falar da Vancouver Film School.


A escola está localizada em Vacouver, Canadá, e é uma das escolas de filmagem de maior prestígio no mundo. Não é por menos que mais de 50% dos estudantes são de fora do Canadá. Possui uma vasta lista de opções, todas muito atrativas.
O curso escolhido para ser apresentado à vocês, leitores, é o de Film Production (Produção de Filme). É neste momento que entra minha parcialidade na escolha: desde que tive a matéria de produção na faculdade, sinto-me especialmente atraída pela área.
O programa tem duração de 1 ano, e inclui desde a direção até a etapa de pós-produção, privilegiando também a cinematografia, produção, roteiro e design de produção. Já dá para notar que é um programa bem abrangente, e já devo adiantar, rigoroso e exigente, que se concentra em desenvolver as habilidades fundamentais para formar um cineasta independente. A VFS oferece aos interessados a oportunidade de trabalhar nos formados HD e Super 16 Filmes. O mais bacana é que as disciplinas são minitradas integralmente por cineastas profissionais, ou seja, é indiscutivelmente um curso diferenciado e completo.


Vale à pena acessar o site da escola para obter mais detalhes. Lá você encontra informações sobre os cursos, sobre a instituição e até sobre a vida em Vancouver, com dicas de moradia, transporte e até (pasmem!) as variações de temperatura durante as estações do ano. Muito legal e cheio de conteúdo interessante.

Hyper Island



Apesar dos cursos super avançados para os feras da comunicação e da tecnologia não serem nosso foco principal, não resisti. Não fazer uma postagenzinha sequer de uma das maiores escolas de nossa área seria demais!
A Hyper Island é uma daqueles redes que unem muita tecnologia, inovação canalizando tudo para o mundo da comunicação.
O curso Interactive Art Design foi um dos que me chamou muita atenção. Reúne todo de que o mercado precisa atualmente. Muita criatividade, interatividade, tecnologia e design. Pena não ser para qualquer um!
O curso é bastante intenso, dura um ano e exige do aluno um pré requisito mínimo de dois anos de experiência de trabalho na área.
Mas tudo bem... um dia a gente chega lá!
Por enquanto podemos ficar de olho em outras oportunidades oferecidas pela escola. Para quem se interessar, aí está o link do catálogo virtual do Instituto http://www.hyperisland.se/images/text/975/Hyper_Island_2009.pdf


Chegou a vez da Austrália



Quem nunca se imaginou passando uns meses na Austrália, conhecendo pessoas de todo mundo e curtindo a atmosfera praiana do local?
Agora pode ser um excelente momento para pensar ainda mais nessa possibilidade. Com cursos de aproximadamente 4 meses com carga horária de 3 a 4 horas semanais, a Australian Academy of Design é uma excelente pedida para profissionais, intermediários e iniciantes que querem se aperfeiçoar na área da comunicação, e ainda ficar com um bom tempo livre para conhecer o país de "cabo a rabo".



Os cursos oferecidos são de publicidade, fashion design, design gráfico, photo media e artes visuais. Somente os de nível intermediário e avançado exigem algum tipo de pré requisto, então, pessoal que está começando agora, fiquem despreocupados.
Outra notícia boa é o preço! Pelas 15 semanas de aula, os cursos têm um preço de 1130 dólares. Nada mal, certo?!


New York, New York



Ao me deparar com preços promocionais de passagens para Nova Iorque, e acompanhar diariamente nos noticiários a queda do dólar, pensei que este era o momento certo para sugerir um curso na Big Apple. A cidade por si só já é atrativa, lugar de diversidade, cultura, conhecimento. Parti, então, para o primeiro passo: encontrar uma escola conceituada, que atendesse a proposta do nosso blog. Confesso que as opções foram muitas, mas logo de cara me apaixonei pela School of Visual Arts, localizada na ilha de Manhattan mesmo.


A escola é super moderna, recebe estudandes do mundo inteiro, e possui até aulas ministradas em espanhol nas mais diferentes áreas, como Publicidade, Arte Digital, Design Gráfico, para citar alguns. São várias as opções de curso, e assim como o post anterior, fica difícil escolher o mais interessante.
O escolhido da vez foi o MPS Branding, master de 1 ano de duração, focado no estudo da relação entre design e estratégia, e o poder do "pensar design" como uma forma de combinar habilidades criativas no processo de resolução de problemas e construção do "branding". É um programa que visa preparar os estudantes para as novas oportunidades oferecidas pelo mercado, de maneira que eles possam contribuir com projetos inovadores, bem sucedidos e em moldes sustentáveis para o mundo do design, marketing, de negócios e da publicidade.
Se interessou? Acesse o site da School of Visual Arts e entre na atmosfera nova iorquina! Lá você encontra mais informações, fotos, outros cursos, enfim, tudo que precisa saber para ficar morrendo de vontade de ir amanhã para NY.

Para todos os gostos



Há pouco tempo fui apresentada (virtualmente) a Universidade de Cuimbra e, de cara, decidi que este seria mais um tópico de postagem do nosso blog. As informações sobre a entidade eram vastas, estava tudo na rede e ainda em inglês. Mas não subestimem, ainda assim a dificuldade para fazer este post foi grande... sobre qual curso em específico iria eu comentar?
A variedade de ensino oferecida pela universidade é grande, ou melhor, ENORME. Inclui tanto cursos temporários, quanto de graduação ou de pós nas mais diversas áreas.
A Universidade foi, de fato, fundada em 2007, a partir da combinação do ST Martin´s College, Cumbria Institute of Arts e a Cumbrian, campus da University of Central Cancashires, ou seja muita coisa em um lugar só! São ao todo 5 cidades do Reino Unido contempladas pela Universidade, sendo uma delas a importante capital da realeza, Londres.
A diversidade dos programas oferecidos é tamanha que a melhor forma encontrada pelo instituto para organizar suas informações na web foi dispondo todos os cursos em ordem alfabética. E podem acreditar, a lista vai de A a Z. Se você é daqueles que só acredita vendo, então pode conferir! www.cumbria.ac.uk/homeaspx
A responsabilidade agora é toda sua. Boa sorte na escolha entre marketing, design e tecnologia, comportamento, mídia digital, produção de vídeo,...